miércoles, 10 de octubre de 2012
Violencia
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.[1] O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.
Assim, a violência diferencia-se de força,[2] palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Sei o que é perder más de um familiar por causa da violencia, por isso a minha indignaçao quando um ser humano tira a vida de outro seja por vingança, roubo, medo, por estar baixo efeitos de substancias toxicas, etc. Nada justifica este ato.
Sao mulheres que perdem seus maridos, companheiros amados, sao filhos sem pais, sao maes sem filhos, sao primos sem primos, sao irmaos sem irmaos, sao amigos sem amigos. Onde vamos parar com este comportamento de força bruta.
Sei que isso passa todos os dias em varios lugares do mundo, que esta todos os dias ai presente nos telejornais. É algo tam "normal"de ver que nem nos sencibilizamos, mas temos que ser concientes que a proxima vítima pode ser quem esta ao teu lado.
Vamos gente acorda isso nao é novela nem filme, a vítima nao vai levantar quando digam corta. A vítima será um numero más nas estatísticas de governo, será uma noticia más no telejornal, um tema más de comentario na hora do café.
É isso o que queremos?????????????
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario
JÁ QUE VEIO E JÁ LEU. DEIXA UM RECADINHO